sábado, 17 de março de 2007

Música certa

Cantai ao Senhor! Louvai a Deus!

Como Adão louvou ao Senhor? E depois Abraão, Moisés, Gideão, Davi, Asafe, Oséias, Malaquias? Como o povo de Deus se comportou individual e coletivamente na adoração a Deus através da música tocada, cantada, declamada, no período anterior a Jesus Cristo?

E a partir da presença do Messias como isso se deu? Os apóstolos, a igreja, Apolo, Barnabé, Epafras, Onésimo, Dorcas, Febe e Judas? Como Tiago, irmão de Jesus e pastor em Jerusalém pastoreou a adoração na casa de Deus? Quais seriam suas recomendações?

É claro que este louvor implica em um coração ardente e sincero por Deus, como Paulo observou aos Efésios (5.19), como também é certo sua variação (Colossenses 3.16); mas, além dos princípios divinos que servem como diretriz para o que fazemos moral e espiritualmente, em que se implica louvar a Deus, através da música?

No início a igreja carregava todo o contexto judaico em sua adoração, depois vieram as variações até chegarmos ao canto gregoriano que por muito tempo se tornou a marca do louvor. Quando Lutero introduziu o canto congregacional, levando a igreja a cantar as Escrituras, recebeu críticas de todos os lados (amigos e inimigos), foi um escândalo! Pois bem, a partir daí o canto gregoriano entrou em declínio sacramentando-se o canto congregacional com suas variações estruturais.

O que é louvar ao Senhor em Angola? O que é cantar a Deus na Rússia, ou no Afeganistão, no Canadá, ou em Israel? O que é louvar ao Senhor no Brasil? Qual a música adequada? Seria com o ritmo historicamente brasileiro? Mas, qual é o ritmo brasileiro, e qual a diferença entre o adotá-lo socialmente e ministerialmente?

Pois bem, estou interessado em ouvi-lo. Tenho o que dizer, mas prefiro começar ouvindo, e aprendendo.

Se desejar sigilo absoluto (rsrsrs) envie-me suas observações por e-mail:

prwagneramaral@uol.com.br