quinta-feira, 26 de outubro de 2006

Preciso morrer

Completo hoje 40 anos de idade.
Quem diria!.....

Não faz muito tempo que sequer tinha noção do que seria ter esta idade, que mais apontava para a velhice do que a maturidade. Uma criança disse ontem pra mim: “o senhor ta mais pra idoso!”. Uma risada gostosa foi minha reação, lembrando-me de minha infância, quando tinha definição semelhante.

Iniciando a época da maturidade entendo que nem sempre recebemos aquilo que achamos merecer, assim como nem sempre damos o que devemos às pessoas (quanta vingança, quanta pequenez!). Presentes, reconhecimento, motivação para continuar, quando não, pelo menos, para apontar que estamos no caminho certo. Mas, o que sinceramente representa tudo isso? Marcas de nossa humanidade, de nosso ego.

Às vezes olho para mim e me acho como o vinho - quanto mais velho melhor, e às vezes me considero ultrapassado. Não sei bem como unir estes diagnósticos, não tenho certeza do sabor resultante desta mistura, principalmente porque em momentos de lucidez concluo que o melhor de mim é aquilo que não sou e não tenho. Descamando minha humanidade enxergo a amarração àquilo que é seguro, puro, coerente e carinhoso; vejo Deus soberanamente determinado a me fazer gente, persistindo em gravar em mim a sua marca.

Preciso morrer!

Sim, preciso, conscientemente, morrer, para que Deus seja visível em mim. Os cabelos brancos, rugas, dores, “tradicionalismo”, assim como o conhecimento, o raciocínio, a expressão do que sei, sou e tenho, tem de redundar em louvor e honra ao Senhor.

Sem demagogia, quem sabe a partir de agora aprenderei a morrer? Afinal, esta é a melhor maneira de viver!

terça-feira, 24 de outubro de 2006

Graça

Quando sou honesto
Sou paradoxal:
Creio e duvido
Sou um animal racional

Tenho esperança
E sinto-me desencorajado
Aprecio a confiança
Como um desconfiado

Sinto-me culpado
Por não me sentir culpado

Ser santo não é ser bom
Mas sim ser um indigente
Que recebe a Graça como dom
E vê sua fidelidade como um presente

Wagner Amaral
A graça de Deus é a nossa vida

21/06/2006