segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Começa no coração

Um ex-aluno do Seminário Batista Regular em São Paulo, e ex-membro de nossa igreja, manifestou, após ingressar no seminário sua surpresa com as exigências ministradas. Já possuía duas formações acadêmicas seculares, de nível elevadíssimo; mas ficou positivamente perplexo com o nível de nossa formação teológica.

De todas as possíveis, sabe qual a principal razão deste nível de exigência?

É que não trabalhamos somente com o conteúdo, visando às ferramentas para exercer o ministério. Trabalhamos o caráter. Aliás, partimos da formação do caráter; e prosseguimos com esta formação até o fim; por entendermos a clara exigência de nosso Senhor, e sua lógica de que produzimos aquilo que possuímos; fazemos aquilo que somos.

Um rápido olhar nas Escrituras, autentica esta afirmação (Atos 6.3; 2 Timóteo 2.1-2; Tito 1.5-9). Não importa a área de atuação, ou mesmo se tratamos de leigos ou ministros; a ordem da exigência é a mesma: caráter, para depois ação. O interior, para depois o exterior.

Para o sucesso da formação, e, posteriormente, do ministério, é fundamental a compreensão de que estamos preocupados não simplesmente em conceder conteúdo, visando a atividade; mas, que antes mesmo disso, estamos preocupados com o tipo de pessoa que o aluno é, e o tipo de pessoa que o aluno está se tornando; pois entendemos à luz das Escrituras que essencialmente isto determinará o tipo de ministério que terá.

1 Timóteo 4.12-16 (rápidas considerações):

Você é jovem! (mesmo que seja na formação). E daí? Isto não é problema, desde que assuma o padrão do Senhor em sua vida: "Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, e na pureza".

Como este padrão é observado?

1. No conhecimento do Senhor. No inculcar de seus princípios. No respeito, na consideração à sua vontade manifestada através das Escrituras. É fundamental se lembrar: O temor do Senhor é o princípio da sabedoria. Isto está na "palavra" do v.12, mais o v.13: Até à minha chegada, aplica-te à leitura, à exortação, ao ensino.

2. Na maneira de agir ou de reagir àquilo que se aprende, e que é, conseqüentemente, esperado. Isto está no "procedimento" do v.12, mais o v.14: Não te faças negligente para com o dom que há em ti.

3. No amor pelo Senhor, expressado no cuidado e na vontade do que fazemos; e no cuidado em nosso relacionar com o próximo. Isto está no "amor" do v.12, mais no v.15: Medita estas coisas e nelas sê diligente, para que o teu progresso a todos seja manifeto. diligência vem do verbo latino diligere, que significa amar. Diligente significa aquele que ama. A virtude da diligência consiste no carinho, alegria e prontidão com que pensamos no bem e nos dispomos a realizá-lo da melhor forma possível. Dedicar-se inteiramente por amor e com amor; isto é, amar de tal maneira que o progresso se torna manifesto a toda e a qualquer pessoa.

4. Na firmeza da fé. Crescendo na convicção daquilo que considera nas Escrituras. Não deixando de assumir posição, diante das oportunidades. Isto está na "fé" do v.12, mais o v.16: Tem cuidado da doutrina.

5. Na pureza de sua alma. Isto é fundamental, como observamos no início; tão fundamental que todas as outras possíveis manifestações do padrão de Deus para nossa vida, dependem essencialmente desta.

Há muitas pessoas competentes na arte de estudar, na prontidão em agir ou reagir, na firmeza de suas convicções; que, no entanto, não conseguem servir adequadamente, por não possuírem pureza em suas motivações, agradando assim ao Senhor.

Como o próprio Senhor disse a Samuel: O Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, vê o coração.

Por isso, Paulo afirma a Timóteo: Tem cuidado de ti mesmo. Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina, expressando a idéia de tornar a doutrina encarnada; sendo ensinada, e preservada, através de nosso viver.

Fazendo assim, serás bem-sucedido.

A formação de quem ministrará ao Senhor, e pelo Senhor, começa no coração. É um processo. Às vezes doloroso. Mas, fundamental para o viver da salvação, além daqueles que estarão debaixo de sua liderança.

A formação começa no coração!