terça-feira, 17 de abril de 2007

Vontade

Para ser, estar, ou fazer algo o que é essencialmente necessário? Vontade. É certo que há momentos e situações que somos empurrados a uma atividade ou realidade que vai além de nossa disposição imediata. Muitas vezes a vontade surge após certa “obrigação”. Lembro de meus filhos quando diante de algumas sardinhas fritas, reagiram com o tradicional “eca!”. Obriguei-os a provarem, afinal só se sabe se alguma comida é boa quando se prova! Ao passarem pela inquisitiva degustação, a reação final (agora com bagagem, com consistência) foi o interessante “humm! Que delícia”. Quase não comi minhas saborosas sardinhas, felizmente (ou infelizmente) todos os três aprovaram. Daí por diante, comem com vontade.

A vontade é algo essencial para o ser humano. Algo essencial para todo líder. Sem vontade ninguém chega a lugar algum. Sem vontade ninguém aprende, ninguém entende, ninguém vence, ninguém vive. Uma pessoa completamente sem vontade está morta.

Vontade: desejo, objetivo, disposição. A Bíblia descreve em boa parte de seus textos, vontade como disposição do coração, aquilo que nos motiva, que nos impulsiona. Mas, a vontade possui seus dois lados (cara e coroa): Ela pode tanto nos levar para o bem como para o mal. Para que ela seja impulsionada para o bem, precisamos de uma combinação de vontades. Uma combinação explosiva e decisiva. Em primeiro lugar, a vontade de Deus: “Lembrai-vos das cousas passadas: que eu sou Deus, e não há outro, eu sou Deus, e não há outro semelhante a mim; que desde o princípio anuncio o que há de acontecer e desde a antiguidade, as cousas que ainda não sucederam; que digo: o meu conselho permanecerá de pé, farei toda a minha vontade” (Isaías 46.9s). Uma vontade soberana, transformadora. Uma vontade que incomoda.

Em segundo lugar, a vontade própria, iniciativa, desejo do coração: “Porque Esdras tinha disposto o coração para buscar a lei do Senhor, e para a cumprir, e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos” (Esdras 7.10). Aqui precisamos de um entendimento adequado. A vontade de Deus é soberana, ele faz cumprir todos os seus desígnios, porém trabalha para que a nossa vontade seja semelhante a dele. Em Êxodo 3-4, temos o exemplo de Moisés completamente sem vontade, o que foi mudando com o tempo. Em Josué 1.6-9; 24.15, temos o exemplo de Josué, onde percebemos vontade para ser líder. Vontade para assumir responsabilidades. Vontade em acreditar e confiar em Deus. Vontade de seguir os preceitos do Senhor.
Deus trabalha para que aja uma combinação entre nossas vontades, e quando isso acontece nada pode nos deter: “Eu anunciei salvação, realizei-a e a fiz ouvir; deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, eu sou Deus, e nenhum há que possa livrar alguém das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?” (Isaías 43.12s). Para que nossa vida seja bem sucedida é necessário vontade de ser diferentemente bem sucedido, vontade de fazer aquilo que sabemos ser fundamental, vontade de aprender, vontade de ensinar. Tudo começa e termina pela vontade, por isso “renove a sua mente para saber qual a perfeita e boa vontade do Senhor”.