sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Inteligência feminina


Costuma-se dizer que a mulher faz o que quiser com o homem! É o mesmo que se dizer que ela o tem em suas mãos, ou como afirmam algumas: “ele come o que eu der”.

Distante da pretensão inserida nestas afirmações, mas, próximo da mensagem, o Senhor revela através de sua Palavra que a mulher sábia é aquela que, conhecendo seu marido, sabe estabelecer a sua vontade, contribuindo para o viver.

O texto mais conhecido revela os dois lados da moeda: “A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos, a derriba” (Provérbios 14.1). De um lado, sábia é aquela que tudo o que faz implica em edificação para seu lar. Edificação, por usa vez, implica em amor, alegria, crescimento, ausência de “domínio”, de ludibriação, de malícia. A inteligência feminina, revelada pela constante percepção dos detalhes, ajuda a mulher a perceber o que seria melhor para os seus, e a melhor forma de fazer os seus entenderem isto, sem parecer que veio dela.

Por outro lado, insensata é aquela que tudo o que faz implica em destruição para seu lar. Um agir “fora de hora”, revelado por comportamento espalhafatoso, ou palavras iradas, ou uma insistente impaciência, transformando-a no retrato da chatice (um gotejar contínuo).

O mais interessante no texto é a idéia de que “com as próprias mãos” a mulher destrói sua casa. Isto é aplicável à mulher que se gaba de ter seu marido “na palma de sua mão”. Insensata, pois não percebe que ao buscar tal coisa, ou ao proclamar tal “astúcia”, está realçando a forma pecaminosa de agir no relacionamento com seu cônjuge. Um agir que não conta com a bênção do Senhor, por não ser santo e edificante.

A inteligência feminina é demonstrada em palavras e ações que visam edificar o lar, a partir da edificação do marido. Assim, a propaganda de que “o marido está na palma de sua mão”, ou “que faz o que você quer”, serve como confirmação de que a insensatez prevalece, destinando-a à destruição.

Assim, toda prudente mulher usa a inteligência que o Criador lhe deu para edificar sua casa, a começar por seu relacionamento conjugal; sendo sábia, no Senhor!