quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Qualidade se conquista


“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.” Provérbios 22.6

O princípio é o de investir. Para se ter um adulto firmemente equilibrado se faz necessário investir em sua educação desde quando criança. Não se espera um milagre diante da inércia ou da indiferença, revelada pela irresponsabilidade do pai, ou do educador.

O mesmo princípio é aplicado à igreja. Em sua carta a Igreja em Éfeso, o apóstolo Paulo escreveu: “E ele mesmo [Cristo] concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres [sintetizando: concedeu uns para líderes], com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo” (4.11-12). Deus capacita a igreja, levantando líderes para que estes aperfeiçoem a todos, a fim de que todos (e cada um) contribuam qualitativamente (aperfeiçoados) para a edificação da comunidade.

É preciso investir! Investir tempo, dinheiro, conteúdo, relacionamentos, para que o salvo em Cristo, pertencente a Sua igreja, seja útil. Não simplesmente para fazer algo, mas para fazer bem, muito bem.

5 comentários:

Anônimo disse...

Oi pastor!!
Eu tenho pensado muito nessas questões ultimamente. Eu tinha quase pavor da palavra "excelência"... Acho que por ouvir demais. Mas esse livro do Swindoll, "Como viver acima da mediocridade", aborda a excelência de uma forma muito legal...
E me fez pensar muito sobre como temos feito as coisas para Deus...
É triste ter que usar um exemplo desses, mas no início de setembro a Escola de Samba da Gaviões da Fiel começou seus ensaios, toda terça e sexta, a partir das 21h, para o carnaval de 2008. E alguém disse que se o Carnaval fosse amanhã eles já estariam prontos para o desfile...
E por que sempre que se pensa em atividade na igreja se pensa no menor custo, o jeito mais básico, o horário mais cômodo para todos, o menor esforço possível?
Não deveria ser só um trabalho com crianças. Deveria ser o melhor trabalho com crianças ou qualquer outro ministério. Algo que fizesse o mundo se espantar com a qualidade das coisas que são feitas para Deus; ou antes, com a magnitude das coisas que são feitas por Deus, usando as nossas mãos!!
Mas até que ponto nós estamos dispostos a investir, como o senhor disse, nosso tempo, nossos bens, nosso suor, nossas lágrimas??

Wagner Amaral disse...

Até que ponto VOCÊ está disposta a investir sua vida?

Wagner Amaral disse...

As outras pessoas querendo ou não, fazendo da melhor forma ou não, continue a progredir para conquistar aquilo para o qual foi conquistado em Cristo Jesus (Fp. 3.12ss).

Anônimo disse...

É essa a pergunta que tem me "perseguido"... Quero muito mesmo fazer, independente dos outros, aquilo que Deus espera de mim...

Wagner Amaral disse...

Então? ...