sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Inteligência feminina


Costuma-se dizer que a mulher faz o que quiser com o homem! É o mesmo que se dizer que ela o tem em suas mãos, ou como afirmam algumas: “ele come o que eu der”.

Distante da pretensão inserida nestas afirmações, mas, próximo da mensagem, o Senhor revela através de sua Palavra que a mulher sábia é aquela que, conhecendo seu marido, sabe estabelecer a sua vontade, contribuindo para o viver.

O texto mais conhecido revela os dois lados da moeda: “A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos, a derriba” (Provérbios 14.1). De um lado, sábia é aquela que tudo o que faz implica em edificação para seu lar. Edificação, por usa vez, implica em amor, alegria, crescimento, ausência de “domínio”, de ludibriação, de malícia. A inteligência feminina, revelada pela constante percepção dos detalhes, ajuda a mulher a perceber o que seria melhor para os seus, e a melhor forma de fazer os seus entenderem isto, sem parecer que veio dela.

Por outro lado, insensata é aquela que tudo o que faz implica em destruição para seu lar. Um agir “fora de hora”, revelado por comportamento espalhafatoso, ou palavras iradas, ou uma insistente impaciência, transformando-a no retrato da chatice (um gotejar contínuo).

O mais interessante no texto é a idéia de que “com as próprias mãos” a mulher destrói sua casa. Isto é aplicável à mulher que se gaba de ter seu marido “na palma de sua mão”. Insensata, pois não percebe que ao buscar tal coisa, ou ao proclamar tal “astúcia”, está realçando a forma pecaminosa de agir no relacionamento com seu cônjuge. Um agir que não conta com a bênção do Senhor, por não ser santo e edificante.

A inteligência feminina é demonstrada em palavras e ações que visam edificar o lar, a partir da edificação do marido. Assim, a propaganda de que “o marido está na palma de sua mão”, ou “que faz o que você quer”, serve como confirmação de que a insensatez prevalece, destinando-a à destruição.

Assim, toda prudente mulher usa a inteligência que o Criador lhe deu para edificar sua casa, a começar por seu relacionamento conjugal; sendo sábia, no Senhor!

4 comentários:

Anônimo disse...

very cool.

Fàtima Regina disse...

Muito oportuno seu comentário, acho que muitas mulheres com o desejo secular de liberdade, acabaram por desviar seu foco principal: JESUS CRISTO, a cegueira espitual, mantem acorrentadas varias mulheres que numa disputa por valores que devem pertencer aos homens, não percebem que aquilo que lhes foi confiado acaba por naufragar terrivelmente, seu LAR.O muito saber sem Jesus como base, torna-se em insensatez.
Deus o abençõe!
fÀtima Regina(IBNJ).

Anônimo disse...

oi,Pastor fui realmente muito edificada, é sempre bom sabermos o que realmente é a vontade de Deus para nossos lares, para nossas vidas.
um abraço e boa semana
Christiane Dantas Leite
Taubaté-SP
5 Igreja Batista de Taubaté

vida_pincel_nas_maos_do_mestre disse...

Pensando nesta abordagem, é esclarecedora a aplicação inerenete a mulher sábia; alguém que busca no Senhor toda direção para conduzir seu casamento, seu relacionamento.
Continue nos edificando pastor....
Abraços
Ana Lucia