quinta-feira, 18 de junho de 2009

Guias (2)

(...continuação)

2. A submissão resultado em benefícios (17).

“Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros.”(Hebreus 13.17)

Obedecer aos guias (agora do presente). “Obedecer” e “submeter” são atitudes complementares. A submissão resulta em benefícios tanto aos guias quanto aos submissos.

Aos submissos, porque “eles, os guias, velam por sua vida”. O verbo sugere vigilância. O substantivo se refere literalmente a “noites insones”, como Paulo descreve em sua segunda carta aos coríntios 11.27: “em trabalhos e fadigas, em vigílias, muitas vezes”; mostrando seu labutar no ministério.

Este velar, este cuidar, é ainda mais benéfico aos submissos, porque os guias o fazem “como quem deve prestar contas”. O que implica em cuidado, em responsabilidade, e isto com alegria.

Mas, também, a submissão é benéfica aos guias, pois facilitam sua missão; permitindo com que ministrem com alegria, e “não gemendo”. A submissão evita o desgaste, as controvérsias, a necessidade de lutar para fazer com amor àqueles que por sua conduta não merecem amor.

Dificultar o ministério de nossos guias “não é proveitoso”, não é benéfico àqueles que dependem dos guias. Não propicia um retorno de alegria, ânimo e satisfação; mas sim de obrigação, persistência e responsabilidade.

Conclusão:

Ao pregar no seminário em que me formei, uns 10 anos depois que me formei, revelei minha dificuldade em ver e em identificar meus professores como colegas de ministério. Pois ainda os via (e ainda os vejo) como mestres; guias que merecem todo o respeito. Muito mais pelo conjunto de sua vida do que pelo seu nível acadêmico.

Submissão tanto aos que partiram quanto aos que estão exercendo a função de guias, de responsáveis por nossas vidas. Isto facilita a vivência de uma vida correta no Senhor, pois nos atentaremos para a fidelidade ao Senhor por intermédio de sua Palavra; à confiança, ao exercício da fé; e à coerência de uma vida em que as atitudes comprovam aquilo que falamos.

E, além disso, facilita o viver cristão porque estaremos sob o cuidado daqueles que velam por nós, com alegria, como quem tem de prestar contas ao Senhor.

Revele o amor que possui pelo Senhor, amando seus guias espirituais.

Um comentário:

jucaoanse.blogspot.com disse...

Muito bom, vou usar....o estudo...blz....