sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Gaiolas ou Asas

“Há escolas que são gaiolas. Há escolas que são asas”. Eis um aforismo de Rubem Alves que me assaltou em uma aplicação para outra área: “Há igrejas que são gaiolas. Há igrejas que são asas”.

Igrejas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros já que a sua essência é o vôo.

Igrejas que são asas não amam pássaros engaiolados. Amam os pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado, mas sim encorajado.

A essência de todo homem, além da realidade do pecado, aponta para algo anterior: a imagem do Criador. Que por pertencer à criação permanece, mesmo diante da intrusa predominante. Isto o direciona a possibilidade de voar em direção ao Criador para viver uma realidade além desta, a realidade do Reino de Deus.

Como pássaros feridos pelo medo, pela dúvida, pelas más escolhas, pela cegueira moral e espiritual, o homem não voa. Quando muito arrisca alguns rasantes, enxergando-os como o máximo de todo homem perfeito e bem sucedido. Se acostuma a realidade imposta pela maldita e escravizante natureza, herdada dos demais. E assim caminha (não voa) até seu triste e repetitivo fim.

A igreja, como representante do Criador, tem a tarefa de direcionar este homem ao convívio libertador do Portador de sua imagem. O fim da igreja não está em si mesma, mas sim Naquele que a instituiu e estabeleceu seu propósito e tarefa. Igreja não existe para ser dona de ninguém, muito menos para reescrever ou restabelecer o caminho e a verdade, pois estas já existem como atributos Daquele que é a vida.

Igreja não existe para engaiolar o homem, regando seu medo, suas dúvidas, sua cegueira. Igreja não existe para ser dona de homem algum; muito menos para representá-lo. Igreja existe para lembrar o homem de sua realidade e encorajá-lo a um relacionamento prazeroso com seu Criador; que não o deseja escravizado, mas sim voando sob a sua proteção.

Boa e fiel igreja não é aquela que mantém seus pássaros engaiolados à espera diária de comida e água, como “substitutas do Sustentador”. Fiel e boa igreja é aquela que conduz seus pássaros à vida, encorajando-os a voar, dependendo unicamente do Criador.


“Os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam” (Isaías 40.31).

3 comentários:

Anônimo disse...

"Igrejas" são compostas por seres humanos, cada qual com seus proprios pensamentos, os quais precisam aprender a voar, confiar no criador, descansar nos braços do Pai.
E mais do que isso, como uma mãe joga seu filhote do ninho para aprender a voar, temos que encorajar uns aos outros a aprenderem a viver a vida cristã de forma a aproveitar tudo o que Deus tem a nos dar.
Detalhe, enquanto estamos no ninho, não percebemos o mundo ao nosso redor, ao sairmos voando, percebemos que o mundo é imenso e tem muitas coisas para podermos desfrutar.

Anônimo disse...

Exelente artigo. Creio eu que muitos pastores preferem que suas igrejas sejam gaiolas, justamente porque eles mesmos não são livres, e só podem manter controle prendendo os outros.

Anônimo disse...

Bom, acredito que a aplicaçao das vertentes trabalhadas por Rubem Alves destro de um ambito religioso, é algo que traça bastante discussao, mas por isso faço uma indagaçao, até que ponto somos bons suficientes, pra julgarmos o que é bom ou mal, certo ou errado dentro do ambito religioso, escolar etc... Acredito que o que falta no ser humano é falta de capacidade pra cuidar de si mesmo, e passar a fazer sua parte, bom.. é deixar que o " mundo" o até mesmo Deus faça a sua!!
obs: Mesmo com alguns aspectos que atingem a religiao,quando na verdade a qustao está em discuti-la, gostaria de parabenizar o autor do artigo! Voce mostra que tem categoria suficiente para traçar sua opiniao!!
abraços!!